Inadimplência do consumidor cai 3,8%

Inadimplência do consumidor cai 3,8%

A inadimplência do consumidor retraiu 3,8% no acumulado de 12 meses (fevereiro de 2017 até janeiro de 2018) frente aos 12 meses antecedentes. Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Já na avaliação mensal com ajuste sazonal, o primeiro mês deste ano apresentou crescimento de 1,6%. Quando comparado o resultado contra janeiro de 2017, o indicador caiu 6,2%.

Na análise por regiões, no acumulado em 12 meses, ocorreu queda no Nordeste, 5,9%; Sudeste, 3,8%; Norte, 4,1%; Centro-Oeste, 4,2% e Sul, 0,1%.

A crise econômica que o país enfrentou ao longo dos últimos dois anos foi o principal motivo das famílias agirem com maior cautela na hora de comprar e assumir dívidas e, com isso, o fluxo de inadimplência caiu.

Porém, com a retomada financeira se consolidando cada vez mais, a esperança é de uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um um ritmo estável do estoque de inadimplência neste ano.


menu
menu