Inadimplência do consumidor cai 3,3%

Inadimplência do consumidor cai 3,3%

A inadimplência do consumidor caiu 3,3% no acumulado em 12 meses (março de 2017 até fevereiro de 2018) ante os 12 meses antecedentes, segundo dados divulgados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, o mês de fevereiro apresentou queda de 1,9%. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador caiu 2,6%.

Por região, no acumulado em 12 meses, houve queda no Nordeste (5,6%), Norte (4,2%), Centro-Oeste (4%) e Sudeste (3,1%). A única região que apresentou crescimento foi o Sul, com 0,1%.

Por causa da severa crise econômica vivida pelo país nos últimos anos, as famílias começaram a comprar com mais cautela e, consequentemente, houve diminuição no fluxo de inadimplência.

No entanto, com perspectiva de retomada econômica, diminuição nos juros e o controle da inflação, a expectativa é de reaquecimento da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, questões que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência neste ano.


menu
menu