Inadimplência cai 3,1% em agosto

Inadimplência cai 3,1% em agosto

A inadimplência do consumidor registrou queda de 3,1% no mês de agosto, levando em consideração a avaliação com ajuste sazonal, segundo apontam dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

De acordo com o estudo, no acumulado de 12 meses (de setembro de 2016 até agosto deste ano frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 2,1%. Nos valores acumulados no ano, a inadimplência ainda apresenta recuo de 1% ante ao mesmo período do ano anterior. Já no comparativo com o mesmo mês de 2016, o indicador apresentou queda de 3,7%.

Regionalmente, a análise acumulada em um ano retraiu nas regiões Sudeste (-3,8%), Nordeste (-2,4%) e Norte (-0,8%). Já nas regiões Centro-Oeste e Sul houve crescimento de 0,2% e 2,8%, respectivamente.

As dificuldades enfrentadas na economia, ao longo dos últimos dois anos, geraram grande cautela nas famílias e, com isso, inibiram o consumo, resultando em uma diminuição no fluxo de inadimplência.

Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, a expectativa é de retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017.


menu
menu