IBC-Br cresce 0,49% em novembro

IBC-Br cresce 0,49% em novembro

A atividade econômica subiu 0,49% em novembro na comparação com outubro, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado na última segunda-feira, 15/01.

Esse resultado representa o terceiro mês consecutivo de alta no indicador. Já na comparação com novembro de 2016, houve alta de 2,82%. O resultado atendeu à expectativa  de pesquisa da Reuters, que previa alta de 0,5% na comparação.

Considerando o acumulado do ano, o indicador subiu 0,97%, sem ajuste sazonal. Em 12 meses, cresceu 0,73% (indicador dessazonalizado), segundo publicou o portal UOL.

Após enfrentar anos de recessão, o Brasil vem se recuperando de forma gradual em meio à inflação e aos juros baixos. A alta no IBC-Br vem de resultados positivos em diferentes setores da economia. A produção industrial cresceu 0,2%, no terceiro mês seguido de crescimento.

Já as vendas no comércio registraram o melhor para o mês em seis anos ao aumentarem 0,7%, impulsionado pela Black Friday e pelas festas de fim de ano. Já o setor de serviços surpreendeu e interrompeu quatro meses seguidos de queda ao avançar 1% no mês, ficando acima do esperado.


menu
menu