Grupo Carrefour conclui projeto de expansão para 2018

Grupo Carrefour conclui projeto de expansão para 2018

O Grupo Carrefour Brasil anunciou a conclusão do plano de expansão pelo país. No último dia 13, em Itumbiara, Goiás, o Atacadão inaugurou a vigésima loja no ano, aumentando em 13% a área de vendas para cerca de 1,05 milhão de metros quadrados.

Além disso, 18 novas unidades do Carrefour Market e Carrefour Express foram abertas no estado de São Paulo. A partir do investimento de R$ 1,8 bilhão, o Grupo Carrefour chega ao final de dezembro com 38 novas operações, totalizando 631 pontos de venda e presença em todos estados e regiões.

No último ano foram gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos e o ritmo de expansão dá um gás para a empresa avançar na implementação do plano Carrefour 2022, que fora anunciado em janeiro, contemplando os pilares de transição alimentar e transformação digital.

Crescimento

Alinhada ao sólido desempenho operacional e à redução expressiva de despesas financeiras, a expansão contínua das operações contribuiu para o crescimento nos nove primeiros meses do ano. As vendas brutas do grupo tiveram alta de 6,6%, chegando a R$ 40,5 bilhões, já o lucro líquido ajustado foi de R$ 1,12 bilhão, crescimento de 40%, tendo os resultados de e-commerce e crescimento dos serviços financeiros como contribuintes.

O cartão Atacadão, por exemplo, atingiu o break-even (equilíbrio financeiro, em tradução livre) antes do previsto, com mais de 1,4 milhão de novos cartões. A partir deste mês, o cartão Carrefour passou ainda a oferecer aos clientes a isenção da parcela mensal da anuidade mediante qualquer compra realizada no mesmo.

Omnichannel

Em linha com o plano de 2022, as transformações digitais impactaram diretamente o omnichannel. Durante os 12 meses, a companhia investiu em parcerias e no relacionamento com startups. Atualmente, 27% dos clientes já compram em mais de um formato de varejo.

O Click & Retire – serviço de retirar na loja itens não alimentares comprados via e-commerce – já está disponível em todos os 101 hipermercados pelo país. O serviço Retire de Carro, que permite retirar em loja compras online de alimentos, segue avançando e já está presente em 10 lojas do estado de São Paulo.

O programa de CRM, o Meu Carrefour, também registrou avanços, com mais de 12,7 milhões de clientes cadastrados e 68% das vendas já identificadas. Na estratégia segue a experiência de compras, gestão única de atendimento ao cliente e sistema de self-checkout em postos de combustíveis.

Outro passo foi a aquisição da e-Mídia, empresa do segmento de foodtech, com a qual o grupo vai desenvolver serviços de e-commerce, com foco em alimentação, saudabilidade e bem-estar. Focada em conteúdo digital, a empresa controla os sites Cyber Cook, Vila Mulher e Mais Equilíbrio, portais com cerca de 4 milhões de visitantes por mês, conforme divulgado em novembro no portal da SuperVarejo. 

‘Act For Food’

A transição alimentar com o movimento ‘Act For Food’ também ajudou no direcionamento das vendas de alimentos saudáveis. Entre as principais ações estão: desenvolvimento de fornecedores regionais; expansão do espaço desses alimentos presentes em todos os hipermercados de São Paulo e, no próximo ano, em todas as lojas do Brasil; ampliação do sortimento de orgânicos; expansão do Programa Únicos, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional; ampliação do sortimento de produtos marca própria, com a revisão do perfil nutricional de 400 itens e a meta de ampliar a participação nas vendas.

E junto à politica de sustentabilidade, a companhia investiu em diversos projetos e iniciativas ligadas à sua cadeia de abastecimento, com foco na qualidade, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental. Como o projeto Produção Sustentável de Bezerros, que apoia 450 pequenos produtores do Mato Grosso; apoio à ONG Gastromotiva para iniciativas voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos; estudo em parceria com a Seafood Watch da cadeia de pescados; e o compromisso para venda, até 2028, apenas de ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.


menu
menu