Greve de caminhoneiros afeta comportamento de consumo no país - SuperVarejo
Greve de caminhoneiros afeta comportamento de consumo no país

Greve de caminhoneiros afeta comportamento de consumo no país

Na última semana, quando a greve dos caminhoneiros começou a afetar mais diretamente o abastecimento de produtos no Brasil, o comportamento de consumo da população brasileira mudou. No segmento de Supermercados e Hipermercados foi observado um aumento na receita de vendas de 23% entre os dias 23 e 24 de maio. No dia 25, o volume foi ainda maior, 52%. Esse avanço foi impactado de forma similar pelo crescimento tanto na quantidade de vendas quanto pelo gasto médio, que também tiveram as maiores altas na sexta-feira, conforme mostrou levantamento do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

O setor de Alimentação (Bares e Restaurantes) apresentou queda de 8% na quinta-feira em comparação com o mesmo dia (17/05) da semana anterior , consequência da diminuição da quantidade de vendas, que também recuou 8%.  O segmento de Vestuário e Artigos Desportivos apresentou o mesmo comportamento, com quedas de 10% na receita e de 12% na quantidade de vendas.

O efeito de queda de receita na quinta-feira (24/05) frente a quinta-feira anterior (17/05) também foi visto nos setores de Móveis, Eletrodomésticos e Lojas de Departamentos, e  Materiais para Construção, 19% e 16%, respectivamente. Ambos os resultados foram impactados pela diminuição na quantidade de produtos vendidos.

A receita de vendas em postos de combustíveis chegou a dobrar na última quarta (23/05) e quinta-feira (24/05) ante a média diária do inicio do mês de maio.

“O ICVA nos evidencia que a população brasileira tem se preocupado com itens de necessidade básica. Porém, pode ocorrer que esse segmento também seja afetado pela eventual escassez de produtos”, afirmou o diretor de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.


menu
menu