GPA tem alta de 9% no segundo trimestre do ano

GPA tem alta de 9% no segundo trimestre do ano

O GPA acaba de anunciar o desempenho da companhia no segundo trimestre desse ano, que dá conta que as vendas líquidas totalizaram R$ 10,7 bilhões, 9% a mais que o mesmo período de 2016. De acordo com a empresa, a Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) não foi relacionada nesse levantamento, uma vez que está atualmente em curso o processo de alienação da participação do GPA na companhia.

O avanço do GPA no período se deu por fatores como o crescimento consistente do Assaí, que foi de 29,2%, que neutralizou o efeito da queda da inflação; e pela aceleração da bandeira Extra, sendo que o hiper teve aumento de 7,6% nas vendas versus o avanço de 5,4% no trimestre anterior desse ano. Além disso, a companhia aponta que tanto a Multivarejo (que reúne a operação das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e seus formatos de proximidade, com o Minuto Pão de Açúcar e o Minimercado Extra) quanto o Assaí continuam ganhando market share no trimestre.

O resultado do Assaí, cuja receita líquida totalizou R$ 4,3 bilhões, se deu por conta do bom desempenho das novas lojas e da aceleração do crescimento de vendas nas “mesmas lojas” de 13,5% no segundo trimestre deste ano, contra 12,9% no primeiro trimestre de 2017. Segundo a companhia, as dinâmicas comerciais e a atratividade da bandeira resultaram em forte aumento do fluxo de clientes, gerando crescimento de volume e anulando assim a queda da inflação. No trimestre, foram inauguradas quatro lojas, sendo três conversões e uma orgânica.

Já a Multivarejo, que teve receita líquida de R$ 6,4 bilhões no trimestre, registrou aceleração do ritmo de crescimento do Extra Hiper, o que refletiu em patamar de market share superior aos níveis de 2016. Esse cenário foi impulsionado pelo desempenho das categorias de não alimentos, com destaque para as iniciativas de store-in-store mobile, bazar/eletro (sortimento e experiência de compra) e têxtil (modelo em sinergia com Éxito).

A performance dos formatos de supermercado (Extra e Pão de Açúcar) e proximidade (Minimercado Extra e Minuto Pão) também foi impactada pela pressão no fluxo de clientes em função das mudanças de hábito dos consumidores decorrente do cenário econômico, segundo dados do GPA.


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