Fujitsu investe em tecnologia para reduzir fraude em self-checkouts

Fujitsu investe em tecnologia para reduzir fraude em self-checkouts

A Fujitsu, companhia japonesa de tecnologia da informação, anunciou sua solução para reduzir fraudes no self-checkout de supermercados usando Inteligência Artificial (IA). O sistema foi desenvolvido em parceria com um varejista europeu do setor alimentar, que já testou a tecnologia.

Segundo informações da empresa, a solução acrescenta câmeras de baixo custo aos self-checkouts existentes e, utilizando a IA para confirmar os itens registrados, ajuda a detectar e a impedir a utilização de códigos de barras fraudulentos por parte dos consumidores, conforme publicação do portal português Hipersuper.

O sistema, que foi desenvolvido no Centro de Excelência em IA em Paris-Saclay, França, deve complementar o self-checkout com o cruzamento dos códigos de barras registrados pelos clientes com imagens das câmeras colocadas em caixas já instalados, identificando discrepâncias e adicionando unidades de processamento a cada checkout. Além disso, é identificado se o item a ser comprado possui um valor alto ou não.

A tecnologia poderá levar os supermercados a poupar milhões de euros anualmente. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, os varejistas europeus e norte-americanos que usam self-checkouts têm quase o dobro das taxas de roubo de produtos quando comparados aos que têm checkouts tradicionais.

Crédito/Foto: Internet


menu
menu