Fabricantes de amendoim estão em conformidade com legislação

Fabricantes de amendoim estão em conformidade com legislação

As empresas auditadas pelo selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-Abicab” estão em conformidade com a legislação nacional. Foi o que apontou o 16º relatório do programa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), referente ao ano de 2016. O selo atesta a conformidade dos produtos fabricados pela indústria, garantindo que estejam livres de Aflatoxina – substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos.

Para garantir a segurança do amendoim – leguminosa muito consumida e popular no país -,  a entidade, por meio de uma empresa parceira de certificação, realizou vistorias periódicas tanto nas instalações quanto nos produtos das marcas que fazem parte do selo. “Processos em conformidade garantem às empresas o selo Pró-Amendoim”, afirma o presidente da associação, Ubiracy Fonseca.

Segundo dados divulgados pelo estudo, durante o ano passado, todas as empresas que foram submetidas aos testes de produtos estiveram dentro dos padrões exigidos pela legislação brasileira. A realidade, no entanto, não é a mesma para companhias que não aderiram ao processo de avaliação periódica, mas que, mesmo assim, tiveram seus produtos analisados por meio de amostras também obtidas no varejo: 5,3% das marcas avaliadas apresentaram não-conformidades.

“A Abicab não tem o poder de retirar produtos irregulares do mercado, mas tem realizado um forte trabalho junto aos órgãos competentes para reportar as inconformidades”, afirma Fonseca.

De acordo com o relatório, nos 16 anos do Selo Pró-Amendoim, foram abertos mais de 100 processos junto aos órgãos competentes, envolvendo quase 70 empresas nacionais.


menu
menu