EUA suspendem importação de carne bovina brasileira

EUA suspendem importação de carne bovina brasileira

No final da última semana, os Estados Unidos anunciaram a suspensão da importação de carne bovina in natura brasileira. A decisão foi uma reação ao aumento de problemas sanitários relacionados ao produto proveniente do Brasil.

O Departamento de Agricultura Americano relatou que 11% dos lotes de carne fornecidos pelo Brasil foram barrados por preocupações com a saúde pública, condições sanitárias e problemas com a saúde dos animais, segundo informações divulgadas pelo portal Folha de S. Paulo. Após a Operação Carne Fraca, o governo americano vem fiscalizando 100% do produto brasileiro.

Segundo Antônio Camardelli, presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), a mercadoria foi recusada devido à abcessos provocados por reações de animais à vacina contra a aftosa. “É um prejuízo intangível e afeta principalmente a consolidação do setor”, disse o presidente da Associação.

A suspensão será mantida até que o Ministério da Agricultura tome as devidas providências que o Departamento de Agricultura considere satisfatório. A exportação de carnes “in natura” do Brasil foi liberada pelos Estados Unidos em 2016.


menu
menu