Enxuto tem aumento de 10% no número de clientes

Enxuto tem aumento de 10% no número de clientes

A rede Enxuto Supermercados teve um aumento de 10% no número de clientes, e o tíquete médio, entre os consumidores já fidelizados, cresceu pelo menos 5%. Essas melhorias aconteceram após a companhia realizar, em 2016, uma pesquisa de percepção geral para conhecer e avaliar a imagem e satisfação do público em relação à unidade de Rio Claro (SP). O levantamento foi realizado em parceria com o GS Group, empresa especializada em ciência de consumo.

No levantamento, os principais problemas apontados foram: a imagem distorcida em relação aos preços, baixa qualidade no açougue e falta de constância na qualidade do hortifrúti. A partir do relatório, a rede identificou oportunidades para melhorar a experiência de compra, transformá-la em um diferencial competitivo e crescer não só em tíquete médio, mas em novos clientes.

“Pouco mais de um ano depois de identificar os pontos sensíveis e implantar as melhorias, tivemos um aumento de 10% no número de clientes e no ticket médio. O trabalho começou na loja de Rio Claro, mas foi expandido paras as demais, por isso o crescimento foi em toda a rede”, explicou o gerente de marketing do Enxuto, Márcio Sandolin.

Após análise de todas as informações levantadas, o Enxuto reestruturou processos, pessoas e fornecedores, revisou o visual merchandising, e no açougue realizou um processo de vitrinismo (técnica utilizada na montagem de vitrines, a fim de obter os melhores resultados possíveis na exibição de produtos).

Ainda no açougue, foi desenvolvido um estudo luminotécnico (método de implementação e utilização da iluminação artificial), foram lançados manuais de produção, foi estabelecido um padrão de corte, tipo de gado e prazo de entrega na loja.

“Mudamos a comunicação e com o tempo conseguimos posicionar a imagem positiva do açougue, com bom custo benefício. Hoje temos defensores nas redes sociais, por exemplo. Quando fazemos alguma postagem relacionada, os clientes comentam que o que postamos é verdade e reforçam nossa qualidade. O açougue é um dos setores que mais cresce em faturamento”, afirmou Sandolin.


menu
menu