Edição Janeiro de 2017

Edição Janeiro de 2017

Edição Janeiro de 2017

Qual o cenário e expectativas para 2017?

O ano de 2016 foi desafiador tanto para a indústria quanto para o varejo. Entretanto, quem mais sofreu com a situaçãoeconômico do último ano foram as famílias brasileiras. Com 12 milhões de desempregados, alta nos preços e necessidade de contenção de gastos, as famílias precisaram se adequar a este cenário desfavorável, desembolsando menos, ou seja, freando o consumo. Até o mês de novembro de 2016, as Cestas Nielsen retraíram 4,7% em relação ao mesmo período de 2015.
No Estudo 360º Consumer View – Bolso do Consumidor, realizado em 2016, a Nielsen pesquisou a fundo o que aconteceu nos domicílios e quais foram as consequências na hora da compra.

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De acordo com o estudo, 52% dos lares brasileiros foram IMPACTADOS* pela crise, sendo que destes, 54% tiveram o desemprego de alguém da família como um dos vetores do impacto. Esses lares são principalmente de Classe C e com donas de casa mais jovens. Grande parte deste grupo declarou que precisou reduzir o consumo, alocando seus gastos da seguinte forma:

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Na hora da compra, os IMPACTADOS também buscam alternativas para continuar consumindo. Mas como? Confira os grandes destaques.

– Maior mix de canais: além de buscar os formatos de Autosserviços para se abastecer, essas famílias também têm como opção os formatos menores, como Mercearia, Padaria, Porta a Porta e Vizinhança;

– Busca por promoções: o Abastecimento e a Reposição, por meio de produtos mais baratos e/ou promocionados, têm até 13% mais importância nesse grupo do que no grupo de NÃO IMPACTADOS;

– Busca por  itens econômicos: principalmente nas cestas de Bebidas Não Alcoólicas e Limpeza (as mais prejudicadas nos lares IMPACTADOS), a procura por categorias e embalagens econômicas destaca-se nesse grupo.

E para o futuro?

super05As pessoas ainda têm intenção de guardar dinheiro, mas também de consumir. No grupo de IMPACTADOS, 58% declaram que buscam medidas para consumir sem abrir mão da sua marca favorita, ou seja, ainda há aspiração em ter a mesa cheia e produtos de qualidade em suas casas. Por isso, oferecer opções de produtos e lojas para que os consumidores consigam manter seu carrinho, mesmo em um  contexto mais desafiador, pode ser decisivo para conquistá-los cada vez mais.

Para mais informações, entre em contato com Aurélia Vicente, Manager for Retailers – Consumer Panel Services      (Aurelia.Vicente@nielsen.com)

* IMPACTADOS: lares que concordaram com,  pelo menos, uma das seguintes afirmações: “Não será possível pagar uma conta esse mês”; “Nos últimos dois meses houve ao menos uma conta atrasada”;“Estamos economizando para pagar dívidas atrasadas”.


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