E-commerce deve crescer 12% e movimentar R$ 53,5 bilhões

E-commerce deve crescer 12% e movimentar R$ 53,5 bilhões

O comércio eletrônico deverá continuar apresentando crescimento nominal acelerado de 12%, com faturamento de R$ 53,5 bilhões, em 2018, segundo projeções da Ebit, empresa referência em informações sobre o e-commerce brasileiro.

Do mesmo modo que aconteceu em 2017, a boa notícia para o setor é que o crescimento continuará impulsionado pelo aumento do número de pedidos. Em 2015 e 2016, no auge da maior recessão econômica do país, a expansão do faturamento teve como responsável principal o aumento dos preços, que alavancou um tíquete médio mais alto.

Como a cesta de produtos do e-commerce registrou deflação no ano passado (de acordo com o Índice FIPE Buscapé), o valor médio gasto pelo consumidor aumentou em proporções menores, fechando em R$ 429, crescimento de 3%.

O ano anterior também foi marcado pela consolidação das vendas por meio de marketplaces. Levando em consideração o mercado total de bens de consumo, incluindo sites de artesanato e sites de vendas dos produtos novos/usados, o setor registrou crescimento de 21,9%, atingindo R$ 73,4 bilhões.

A categoria de Moda e Acessórios manteve a liderança e aumentou sua participação nas vendas com 14,2% dos pedidos. Já no volume financeiro de vendas online, a categoria de Telefonia/Celulares atingiu a primeira posição do comércio eletrônico, atingindo 21,2% da fatia de faturamento do e-commerce.

A migração de usuários do varejo físico para o online também deverá continuar impulsionando os números do setor e, principalmente, a expansão do uso de dispositivos móveis. No ano passado, 27,3% das compras foram realizadas via smartphones ou tablets. Ao passo que, para o final deste ano, a fatia deve representar um crescimento robusto de 37% das compras no último trimestre.

“Quem já acessava redes sociais, serviços bancários e geolocalização pelo celular, em 2017, definitivamente também adotou a versão mobile para fazer compras”, comentou o diretor executivo da Ebit, André Dias.


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