E-commerce brasileiro deve faturar R$ 77,5 bilhões - SuperVarejo
E-commerce brasileiro deve faturar R$ 77,5 bilhões

E-commerce brasileiro deve faturar R$ 77,5 bilhões

O e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões em 2018, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado, que fechou arrecadando R$ 64,1 bilhões, segundo os números divulgados pela E-Consulting. As cifras superam as expectativas da consultoria, que há 14 anos elabora a apuração dos dados, e a previsão feita pela Ebit (empresa que trabalha com informações sobre o e-commerce brasileiro), que estimava faturamento de R$ 53,5 bilhões para este ano, conforme publicou a SuperVarejo em março.

Desde 2015, o levantamento apontava registros estáveis ou em queda no comércio eletrônico nacional, que chegaram a ultrapassar a casa dos 2% na época.

Uma das causas que contribuem para o reaquecimento do e-commerce neste ano são as ações proativas de operadoras de telefonia e meios de pagamentos para estimular o consumo e o pagamento via internet. Segundo a pesquisa, da fatia total das transações financeiras que devem ocorrer na web em 2018, 23,5% serão via plataformas mobile.

“O crescimento exponencial do mobile se dá por um esforço conjunto entre operadoras, meios de pagamentos, varejistas e o próprio consumidor, que enxerga cada vez mais comodidade e segurança”, explicou o CEO da E-Consulting, Daniel Domeneghetti.

A expectativa é que 84% dos brasileiros realizem pagamentos por meios online neste ano. Dentre as principais razões do consumidor usar as plataformas eletrônicas estão comodidade (55%), confiança (46%), segurança (44%) e agilidade (26%) na hora do pagamento.

Além da alta frequência da mobilidade, outros fatores de crescimento que estão ligados ao aumento da projeção de vendas do e-commerce para este são: a migração de consumidores do varejo físico para o digital; ações varejistas atrativas, como o Black Friday, bem como os investimentos das empresas em soluções para melhorar o User Experience.

A análise também apontou que a previsão do tíquete médio de compras do brasileiro aumentou e será a maior dos últimos cinco anos. De acordo com a empresa, o cliente virtual estará disposto a gastar R$ 319 em neste ano. Seis reais a mais do que em 2017, que foi R$ 313, e 13 reais a mais do que 2015, que esperava que ele gastasse R$ 306 por compra.

Quanto às categorias mais vendidas, a previsão do levantamento é que os itens de saúde e beleza sejam os mais comprados do período, tendo chances de alcançar um volume de pedidos que representa, aproximadamente, 22% do montante previsto de transações no e-commerce. Moda e acessórios vêm em segundo lugar com um volume de 18%. Já os eletrodomésticos e os produtos de informática terão um número de pedidos em torno de 17%, enquanto os eletrônicos representarão um volume de 14%.


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