Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 14 bilhões no varejo

Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 14 bilhões no varejo

A maioria dos consumidores (61%) deve ir às compras neste Dia dos Pais, o que representa quase 93 milhões de pessoas, com projeção de movimentar aproximadamente R$ 14 bilhões nos setores do comércio e serviços. As informações são de um levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que mostram ainda que a porcentagem de pessoas que devem fazer as compras no período é um pouco superior aos 55% de entrevistados que realizaram compras na mesma data do ano passado.

Menos de um terço dos consumidores (28%) não deve presentear alguém na data, sendo que a principal justificativa para não fazer compras no período é o falecimento do pai (70%). Mesmo a data não sendo considerada por parte do mercado como tão relevante como outras (a exemplo de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados), por não injetar cifras tão expressivas a celebração serve de termômetro para analisar o desempenho do varejo no segundo semestre, ainda permeado por incertezas no campo político e por uma recuperação econômica gradual.

“As tradicionais datas comemorativas demonstram forte apelo emocional e muitas vezes até se descolam do ambiente de crise, que segue impactando o orçamento das famílias. Tanto é que nas últimas três datas comemorativas deste ano, o varejo apresentou crescimento nas vendas. Os resultados, contudo, foram discretos e não revertem as perdas acumuladas durante a crise. Ainda assim, servem de alento para impulsionar a retomada da economia”, explica o presidente da CNDL, José Cesar da Costa.

A maior parte dos brasileiros, porém está cautelosa na hora de gastar. Do total de potenciais compradores, 40% disse que planeja gastar a mesma quantia que no ano passado. Os que vão desembolsar menos formam 16% da amostra, ao passo que 32% acreditam que vão gastar mais.

Entre as pessoas que vão às compras, o valor desembolsado com o total de presentes será, em média, de R$ 149,27 – valor que diminui para R$ 139,36 quando considerados somente os consumidores das classes C, D e E. De acordo com o levantamento, a maior parte (50%) dos entrevistados pretende comprar apenas um presente para o Dia dos Pais. Os que vão adquirir dois presentes somam 34% da amostra.


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