Demanda por crédito do consumidor cresce 0,3%

Demanda por crédito do consumidor cresce 0,3%

A demanda por crédito do consumidor subiu 0,3% em setembro, sem levar em consideração os efeitos sazonais. Na avaliação interanual, setembro apresentou elevação de 3,8%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses, ou seja, de outubro de 2016 até setembro de 2017, quando comparados aos 12 meses anteriores, registrou aumento de 1,4 ponto percentual frente ao resultado de agosto, atingindo -3,7%, segundo dados nacionais da Boa Vista SCPC.

Considerando os segmentos que compõem o indicador, na avaliação em 12 meses ainda observa-se nas instituições financeiras retração de 6,8%, enquanto para o segmento não-financeiro a retração não é tão expressiva (apenas 1,6%).

Com a retomada da atividade econômica, a tendência ao consumo também esboça movimento de recuperação, colaborando para um aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores. Além disso, com as recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, a expectativa para os próximos meses é de retomada mais consistente do indicador, que poderá atingir níveis positivos até o final deste ano.

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.


menu
menu