Demanda do consumidor por crédito avança 5,2%

Demanda do consumidor por crédito avança 5,2%

A demanda por crédito do consumidor brasileiro subiu 5,2% em agosto (sem considerar os efeitos sazonais). As informações são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Na avaliação interanual, agosto apresentou um aumento de 1,9%, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017) houve desaceleração no ritmo da queda, atingindo -5,1%.

Na avaliação em 12 meses por segmentos, foi observado que nas instituições financeiras houve uma retração de 9,0%, enquanto no segmento não-financeiro houve diminuição de 2,5%.

Com os resultados, o avanço do indicador retorna gradualmente para uma posição mais neutra. Com a retomada da atividade econômica, a intenção ao consumo também começa a se recuperar, colaborando para o aumento da demanda por crédito por parte dos consumidores.

Diante das recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, a expectativa para os meses seguintes é de retomada mais consistente no indicador, que deverá atingir níveis positivos até o primeiro trimestre do ano que vem.


menu
menu