Demanda de empresas por crédito recua 0,3%

Demanda de empresas por crédito recua 0,3%

A demanda de empresas por crédito registrou retração de 0,3% em 2017 ante o ano de 2016, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi o terceiro ano consecutivo de queda na demanda empresarial por crédito, sendo a última alta em 2014 (5%), porém menor que os recuos de 2016 (2,2%) e de 2015 (1,9%).

A retração foi determinada pelo comportamento das médias e grandes empresas que exibiram queda de 7,6% e de 6,6%, respectivamente. Já as micro e pequenas empresas registraram estabilidade na demanda por crédito no último ano.

Na análise por setor, no ano passado, o de serviços teve crescimento de 0,8% em sua procura por crédito. Entretanto, tal movimento não foi o suficiente para suprir as quedas de 2,6% das empresas industriais e de 1% das empresas comerciais em suas demandas por crédito.

Em 2017, a demanda empresarial por crédito não obteve bons resultados em quase todas as regiões do país: Norte (-2%); Centro-Oeste (-1,5%); Nordeste (-0,3%); Sul (-0,1%). Somente na região Sudeste a demanda empresarial por crédito demonstrou crescimento, de 1,4%.

De acordo com informações do portal Serasa Experian, os economistas afirmam que a retração na demanda empresarial por crédito em 2017 ocorreu por causa da queda de 4,5% observada durante o primeiro semestre. Já na segunda metade do ano, com a consolidação do crescimento econômico e com a continuidade da redução das taxas de juros, a procura das empresas por crédito subiu 3,9% em relação ao segundo semestre de 2016, porém esta alta não foi suficiente para compensar a retração de 4,5% realizada na primeira metade do ano anterior.


menu
menu