Cuidados com as promoções

Cuidados com as promoções

Amigo leitor,

Nos últimos anos, por conta da concorrência entre os diferentes formatos de autosserviço e também da crise econômica pela qual o Brasil passou, vimos um aumento considerável das ofertas nos supermercados. Descontos no preço, packs promocionais, brindes, leve mais e pague menos são vistos nas gôndolas de todo o país.

Realizar qualquer tipo de promoção requer muito mais planejamento e atenção do supermercadista do que aparenta. Além de tomar cuidado para não sacrificar a apertada margem de alguns itens, você já pensou que pode estar fazendo promoções que causam ruptura ou, ainda, que deixam seus estoques carregados, trazendo prejuízo ao seu negócio?

Essa situação é muito mais frequente do que parece. E isso pode acontecer por motivos diversos. Um dos mais comuns é que, em vez de utilizar plataformas ou softwares para garantir uma compra mais assertiva, alguns varejistas ainda estimam as vendas das promoções apenas pelo seu feeling, já que não possuem uma base de dados confiável e refinada.

Há também casos em que o sistema de controle de estoque não leva em conta que determinado item estava em promoção e, ao detectar um aumento no volume de vendas, determina que se compre mais daquele produto. Como resultado, estoque alto e dinheiro parado.

A previsão de demanda durante uma promoção é algo fundamental para garantir o sucesso e o lucro da ação. O supermercadista deve utilizar mais tempo para planejar do que propriamente para executar.

Adequar o seu estoque ao giro e precificar corretamente, de acordo com o seu posicionamento, são sinônimos de loja competitiva e lucrativa. Por isso, olho atento aos processos e controles na hora de realizar ações promocionais para seus clientes.

Bons negócios e uma ótima leitura.


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