Costco

Costco

texto e fotos por Nathalie Gutierres     nathalie.gutierres@supervarejo.com.br

Operando mais de 575 hipermercados nos EUA, em Porto Rico e no Canadá, o Costco é uma cadeia que tem 32 anos de história. Com um mix de produtos que reúne de alimentos e bebidas a eletrodomésticos e roupas (e até mesmo caixões e urnas funerárias), a rede é conhecida por vender em grande quantidade a um preço atrativo em relação à concorrência.

Para comprar na rede, os clientes precisam ser associados por meio do cartão da empresa. A rede atende tanto o consumidor final como também os donos de pequenos estabelecimentos.

[ Seção de roupas, alimentos, grande sortimento em vinhos e frutas diretamente do produtor, além de ações de degustação, compõem o padrão da rede ]

O setor de alimentação foi pensado para estar estrategicamente situado no fundo da loja. “A ideia é que o shopper percorra toda a loja, passe pelas diferentes seções, antes de chegar aos alimentos”, contou o assistente de gerente-geral da loja, Jonathan Winter.

A rede é bastante rigorosa quanto aos produtos que comercializa. No FLV, por exemplo, se os itens não estiverem segundo os padrões da companhia, eles são devolvidos ao fornecedor.

E quando um novo produto é testado na rede, ele precisa responder a um mínimo de vendas estabelecido. Winter explica que, se o novo produto não vender o valor estipulado, ele é descontinuado após o período de testes.

Atualmente, os orgânicos representam 15% do sortimento da rede, mas essa porcentagem deve crescer nos próximos anos. “Temos a meta de equilibrar esse número com os itens convencionais, crescendo de 15% para 50% os orgânicos do nosso mix”, destacou Winter. A degustação é um dos pontos fortes da rede e a cada ponta de gôndola há um promotor fazendo ação de determinada marca.

DSC_6232 DSC_6224 DSC_6201

Captura de Tela 2015-12-21 às 16.50.28


menu
menu