Consumidores pesquisam na internet antes de comprar na loja física

Consumidores pesquisam na internet antes de comprar na loja física

A internet, além de possibilitar as compras online, também é ferramenta utilizada para as transações nas lojas físicas. Dessa forma, 47% das pessoas realizaram buscas na rede antes de efetivar uma compra em loja física, segundo levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), elaborado com consumidores que fizeram algum tipo de aquisição no ambiente virtual nos últimos 12 meses.

Grande parte das procuras (38%) é para comparar preços, sendo que 22% repara nos detalhes e características do que pretende adquirir e apenas 10% olha os comentários sobre a experiência de compra. Entretanto, há quem prefira comprar diretamente nas lojas físicas, sem fazer nenhum tipo de consulta na internet (18%), além daqueles que eventualmente fazem tais pesquisas (35%).

Os eletrodomésticos foram os produtos mais pesquisados antes da aquisição em loja (58%), ultrapassando os smartphones (56%), eletrônicos (51%), roupas e acessórios (32%) e cosméticos e perfumes (30%). A pesquisa identifica também que 25% dos internautas visitam uma loja física para conhecer o produto que deseja adquirir na internet, enquanto outros 30% não fazem pesquisa em lojas, apenas em sites ou aplicativos.

Segundo 83% dos entrevistados, os preços online são bem mais baixos, porém a facilidade de troca é a vantagem das lojas físicas, respondida por 73% dos entrevistados. Ainda assim, na maior parte, a internet é a preferida pelos internautas (62%), enquanto 36% ainda escolhe as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.


menu
menu