Consumidores brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente

Consumidores brasileiros estão mais preocupados com o meio ambiente

Com o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado na última semana, a empresa de estudos de mercado GfK avaliou o perfil dos brasileiros em relação à preocupação com o futuro do planeta. Segundo a companhia, os consumidores pesquisados são divididos seguindo uma escala de valores em relação à vida e um grupo se destaca por mostrar um comportamento mais focado em responsabilidade e tolerância social: os Socialrationals. 

Segundo o levantamento, essas pessoas veem o mundo como um lugar grande e diversificado, onde as diferenças devem ser celebradas e respeitadas. Para 67% delas, as marcas e as empresas devem ter responsabilidade ambiental; 57% afirma que sente culpa quando faz algo desrespeitoso ao meio ambiente; e 53% disse que é muito importante saber onde e como o produto é fabricado.

Outro fator que mostra o engajamento dos consumidores com o meio ambiente é que quase 50% lê rótulos de produtos de algumas categorias (alimentos, cuidados pessoais e limpeza de casa) buscando informações relacionadas à sustentabilidade, tais como se são naturais ou produzidos com ingredientes naturais; se são livres de transgênicos; se são produzidos usando práticas sustentáveis em seus processos; e se são orgânicos.

Entre as 12 tendências mapeadas, a que mais ganhou relevância no Brasil foi a “Eco cidadania”. Este modelo caracteriza-se pela mudança de comportamento para reduzir o impacto pessoal sobre o meio ambiente.  Para 64% dos respondentes, as empresas devem ser ambientalmente responsáveis e 56% acha que as empresas devem fornecer produtos e serviços de qualidade.

“Essas tendências mostram que há uma grande oportunidade para as empresas se apropriarem cada vez mais do discurso ‘verde’ em suas marcas e embalagens, que certamente são canais essenciais de comunicação com o consumidor” afirmou a diretora de relacionamento da GfK, Ana Guitti.


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