Concha y Toro lança sommelier virtual

Concha y Toro lança sommelier virtual

Sistema de inteligência artificial pode ser acessado pelo Facebook Messenger ou em expositores instalados nos PDVs

A Concha y Toro (VCT) apresentou um sistema de inteligência artificial (ChatBot) para auxiliar os consumidores que estão entrando no mundo dos vinhos. A plataforma, batizada pelo nome de “Renato”, funciona como um sommelier virtual, utilizando uma linguagem simples que aborda o universo da bebida.

“Buscamos desenvolver a categoria de vinhos como um todo. Essa plataforma ajuda o cliente a escolher o tipo de vinho que harmoniza com as mais diferentes comidas, ocasiões e momentos de consumo”, diz o gerente de produto da empresa, Paulo Amalfi.

O consumidor pode interagir com o sommelier virtual fazendo perguntas e recebendo respostas diretas e divertidas. Com o auxílio de “Renato”, além das informações já citadas, é possível perguntar também sobre acessórios e até formas de armazenamento.

O objetivo da empresa é desmitificar o consumo de vinho, estimulando os consumidores a provarem e gostarem da bebida sem se preocupar com especificidades técnicas. Tanto que as recomendações do “Renato” incluem apenas os seis rótulos da marca Reservado Concha y Toro, considerado pela empresa como a linha de entrada da categoria.

A tecnologia está disponível pelo Facebook Messenger da marca (Reservado Concha y Toro) , no site da marca e em 10 pontos de vendas espalhados pelo Brasil (veja lista abaixo). Para acessá-lo, basta curtir a página do vinho no Facebook e mandar uma mensagem para a página ou interagir com os displays dos pontos de venda.

Nos PDVS, os totens também funcionam como expositores para os seis rótulos da marca Reservado. Assim que o cliente pede uma sugestão ao sommelier virtual, uma luz se acende sobre os vinhos indicados.

Caso o consumidor esteja no ponto de venda e queira interagir com o toten via Facebook Messenger pelo seu celular, também é possível, por meio de um código gerado pelo totem e que deverá ser inserido no chat. E a mesma tecnologia é aplicada ao painel luminoso: quando uma harmonização é sugerida, acenderão as luzes do equipamento, direcionando o consumidor para a melhor compra.

Tecnologia do ChatBot

O ChatBot é uma tecnologia que interpreta, entende e prevê ações, podendo, assim, interagir normalmente com humanos em chats e conversas. Essa ferramenta já é utilizada pelas grandes empresas para se comunicar de forma eficaz com seus clientes.

Desenvolvido em parceria com a agência Sallero, empresa do Grupo CDI, o ChatBot “Renato” está em constante atualização. “O sistema não para nunca de aprender. Ele é alimentado pelas dúvidas dos consumidores. Temos soluções de harmonização de pratos complexos até os mais simples, do dia a dia, como pão com mortadela”, explica Valdeck Junior, diretor de atendimento e novos negócios da Sallero.

IMPRESSÕES

A SuperVarejo conversou bastante com o “Renato”. As sugestões de harmonização são bem indicadas, descomplicando a vida do consumidor. A ferramenta no PDV vai ajudar os supermercados que não são especialistas em vinhos a melhorarem o desempenho da seção sem ter que colocar um sommelier na área de venda.

Uma das vantagens é que aquele consumidor que está começando a tomar vinho e muitas vezes fica encabulado de perguntar sobre a bebida com medo de parecer um leigo no assunto, poderá ter boas sugestões de harmonização de refeições, petiscos ou mesmo um lanche com diferentes tipos de uvas.

Atualmente, o “Renato” só apresenta sugestões para as uvas Carmeneré, Cabernet Sauvginon, Merlot, Malbec (tintos), Sauvignon Blanc (branco) e Zinfandel (rosé), que fazem parte da linha Reservado Concha y Toro.

O repertório de conversas do “Renato” ainda é curto, mas como a base será enriquecida à medida que os consumidores vão fazendo suas perguntas vias messenger, a tendência é que num espaço de tempo relativamente curto as conversas sejam muito mais abrangentes.

Veja onde estão os 10 totens de PDVs

São Paulo

Walmart Tamboré – Alameda Araguaia, 2751, Tamboré, São Paulo – SP

Makro Butantã – Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jd. Peri, São Paulo – SP

Peg Pese Interlagos – Av. Interlagos, 5220 – Interlagos, São Paulo – SP

Mambo Brooklin – Av. Vereador José Diniz, 2339, Cidade Monções, São Paulo – SP

Covabra Imperatriz – R. Eleutério Rodrigues, 735 – Vila Nova, Campinas – SP

Rio de Janeiro

Mundial Jd Oceanico – Av. Érico Veríssimo, 918 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Prezunic Barra da Tijuca – Av das Américas 13 850 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Minas Gerais

Epa São Lucas – Av. do Contorno, 4255 – São Lucas, Belo Horizonte – MG

Santa Catarina

Giassi Campinas – Av. Irineu Bornhausem, 425 – Campinas, São José – SC

Bahia

G Barbosa Costa Azul – Rua Arthur de Azevêdo Machado, 3447 – Costa Azul, Salvador – BA


menu
menu