Comércio varejista brasileiro cresce 2%

Comércio varejista brasileiro cresce 2%

O comércio varejista brasileiro cresceu 2% em 2017 no comparativo com o ano anterior, após dois anos de fortes quedas, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (09/02).

O resultado foi influenciado pelas vendas de móveis e eletrodomésticos, que tiveram crescimento de 9,5% frente a 2016. O setor de supermercados e hipermercados teve aumento de 1,4% nas vendas do ano passado, o que ajudou o varejo brasileiro a dar sinais de recuperação. Entretanto, em dezembro, o volume de vendas do comércio varejista nacional recuou 1,5% ante novembro, dessa forma, anulou a alta de 1% registrada no mês anterior.

Na comparação com dezembro de 2016, o comércio cresceu 3,3%, comandado por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,5%), de acordo com as informações do portal G1.

“O comércio só conseguiu recuperar 20% da perda gerada pela crise. A estrada do setor será longa em direção ao patamar de vendas pré-crise”, avalia o chefe interino da divisão econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fábio Bentes.


menu
menu