Comércio tem pior movimento em 2015

No ano passado, o movimento do comércio teve o pior resultado já registrado na série histórica do indicador da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com queda de 3,1%. O mês de dezembro teve retração de 1,3% na comparação contra novembro segundo aponta a análise dos dados nacionais dessazonalizados, e queda de 7% no comparativo com igual período do ano anterior.

Segundo o SCPC, o mês de dezembro apenas consolidou a tendência de queda mostrada pelo varejo a partir do mês de julho de 2015, que já estava negativo. Entre os fatores considerados por este cenário, estão a elevação de juros, a piora do mercado de trabalho e a inflação em patamar elevado.

Os mesmos fatores seguem presentes no país em 2016, o que deverá influenciar negativamente a confiança do consumidor, afetando novamente as vendas do varejo. Dessa forma, conforme aponta o SCPC, o país possivelmente registrará mais um ano de perdas.

Na série dessazonalizada, o segmento de supermercados, alimentos e bebidas tornou a cair, registrando recuo de 1,5% no mês. Na série sem ajuste acumulada em 12 meses, houve queda de 2,5%.


menu
menu