Com parcerias, Carrefour investe na rastreabilidade de alimentos

Com parcerias, Carrefour investe na rastreabilidade de alimentos

O Carrefour e a BRF se uniram à IBM Brasil para desenvolver o projeto ‘Food Tracking’ que tem a finalidade de rastrear produtos por meio da tecnologia de blockchain, uma espécie de banco de dados distribuídos e compartilhados de todas as transações que ocorrem nos estabelecimentos de forma segura.

O intuito é informar ao consumidor a procedência dos alimentos, que dará acesso às informações detalhadas das etapas de produção, distribuição na prateleira do varejo, a partir da leitura de um QR Code afixado na embalagem do produto.

O projeto, desenvolvido na Garagem 11.57, um espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem, e segue uma tendência mundial em relação à segurança alimentar, conforme explicou a líder de soluções técnicas da IBM Brasil, Regina Nori. “No Brasil, a BRF e o Carrefour estão otimistas com o potencial da tecnologia de blockchain para trazer mais visibilidade ao atendimento à conformidade e qualidade dos processos”.

A fase inicial, que também tem como foco identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contemplou um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia. O projeto, que utilizou a plataforma Blockchain, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP).

“Como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, vimos a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor, afirmou Regina.

Segundo o Carrefour, a rede já possui diversos programas de certificação, qualidade, rastreabilidade socioambiental e de segurança alimentar no Brasil. Em linha com esses compromissos, o sistema blockchain amplia a garantia de qualidade dos produtos que comercializa em todo o país, oferecendo mais uma ferramenta aos clientes que se preocupam cada vez mais com a origem dos alimentos que consome.


menu
menu