Coca-Cola compra rede de cafeteria Costa

Coca-Cola compra rede de cafeteria Costa

A Coca-Cola anunciou, na última sexta-feira (31/08),  que irá comprar a rede de cafés Costa, que pertence ao grupo britânico de lazer Whitbread, por aproximadamente US$ 5 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões).

O negócio inclui as dívidas da rede, que detém mais de 2,4 mil estabelecimentos no Reino Unido, além de 1,4 mil em outros 30 países. Com o anúncio da aquisição, as ações da Whitbread registraram alta de mais de 15% na Bolsa de Londres.

A Costa, que foi fundada em 1971, é vista como a grande rival da americana Starbucks no Reino Unido. A expectativa é a de que o negócio seja concluído até o fim do primeiro semestre de 2019.

A venda veio ao encontro da intenção do grupo de focar suas atividades na rede hoteleira Premier. Quase 100% dos recursos serão utilizados para pagamentos de dívidas da empresa, aportes no fundo de pensão da companhia e também para financiar a expansão do conceito Premier Inn.

Segundo a Coca-Cola, a aquisição da rede de cafés faz parte do projeto da companhia de se tornar mais influente em outros mercados, além do de refrigerantes – que ainda são seu carro-chefe – mas, atualmente, registra quedas em vendas em diversas partes do mundo.

O CEO da Coca-Cola, James Quincey, afirmou que a compra é uma aposta no rápido crescimento da operação global de café. “É uma estratégia no café, não uma estratégia de varejo”, afirmou.


menu
menu