Cervejas e vinhos devem impulsionar vendas nos supermercados no Dia dos Pais

Cervejas e vinhos devem impulsionar vendas nos supermercados no Dia dos Pais

Apesar de ser uma data comemorada pelas famílias brasileiras, o Dia dos Pais não está entre as principais quando se trata de vendas nos supermercados. Porém, este ano o cenário parece ser um pouco diferente, tanto que a Associação Paulista de Supermercados espera crescimento de 1,5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

“O Dia dos Pais chega em um momento após duas situações que consumiram parte dos recursos de lazer das famílias: a Copa do Mundo e as férias de julho. Além disso, a retomada do emprego formal foi freada devido à greve dos caminhoneiros. Por esses motivos, o consumo tende a cair nos mais variados canais do varejo e, assim, a projeção de crescimento nas vendas dos supermercados é uma boa notícia”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Para os supermercados, as vendas para o Dia dos Pais envolvem principalmente produtos ligados a um almoço especial com massas e carnes para churrasco.

Porém, agora, os supermercados também são usados como um canal em que podem ser comprados presentes, como cervejas importadas ou artesanais e os vinhos. Como as bebidas alcoólicas estão com deflação no acumulado de 2018, com queda de 3,01%, esses produtos podem ser atrativos para a criação de ofertas e alavancar as vendas.

“Nos últimos anos, o varejo e a indústria têm se unido para a venda de kits e multipacks para aumentar mais as vendas. Nos supermercados o mais comum é o uso de kits churrascos e kits de bebidas alcóolicas. Além disso, de acordo com a ocasião, são feitas combinações entre categorias como cervejas artesanais ou especiais, mais carne ou petiscos, ou por exemplo vinhos mais queijos especiais”, disse Berka.

E complementou. “Outros tipos de kits envolvem equipamentos ou materiais, como vinho com abridor e cerveja com taça, que garantem presentes com valor agregado maior e facilitam a vida dos filhos”.

A comunicação e a montagem da loja são outro ponto importante para mostrar aos clientes que os supermercados são muito mais do que o local de compra de produtos básicos. “Supermercados ainda não são vistos como fonte de presentes, porém, podem garantir maior número de vendas, principalmente porque este é um ano em que bares e restaurantes vêm sofrendo devido aos cortes em gastos de lazer das famílias brasileiras”, avaliou o economista.

Crescimento da área de Rotisserie

A Rotisserie é uma seção que os supermercados estão apostando nos últimos anos, investindo em espaços mais atrativos, pratos bem elaborados e nutritivos. Com isso, o segmento vem desempenhando bom papel e contribuindo para o faturamento das lojas.

“A cada ano as ações especiais nos supermercados aumentam durante datas festivas, abrindo mais uma oportunidade para competir com canais como restaurantes e entregas em domicílio. Entre as iniciativas estão as sugestões de cardápio para facilitar a decisão de filhos e cônjuges envolvendo várias opções de assados tradicionais (bovino, aves, peixes), saladas e massas prontas”, finalizou Berka.


menu
menu