Carrefour lança programa Únicos no Brasil

Carrefour lança programa Únicos no Brasil

Acompanhando as tendências mundiais, o Carrefour acaba de lançar no Brasil o programa Únicos, iniciativa que visa promover a comercialização de alimentos que, apesar de oferecerem qualidade, estejam foram do padrão estético procurado pelos clientes. A iniciativa é parte da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, e colabora com a redução do desperdício no país.

Para promover a ação, são mais de 10 tipos de frutas e legumes com descontos a partir de 30%. Segundo a companhia, o projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil.

A partir desse mês, o programa Únicos estará disponível em alguns hipermercados da rede em São Paulo (SP), todas as sextas-feiras, e contará com comunicação e mobiliário próprios no setor de Mercado. No local, serão expostos diversas variedades de frutas, verduras e legumes, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate, comercializados em pacotes fechados.

“O desperdício começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura, porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo. A transformação dos hábitos de consumo exige inovação e informação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética”, destaca o diretor de sustentabilidade da rede no país, Paulo Pianez.

No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.


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