Carrefour e Gastromotiva criam laboratório de receitas com 100% de aproveitamento

Carrefour e Gastromotiva criam laboratório de receitas com 100% de aproveitamento

O Grupo Carrefour Brasil, através da sua fundação internacional, lançou nesta segunda-feira (09/07) um projeto com a Gastromotiva – organização social que utiliza a Gastronomia Social para promover a inclusão e a sustentabilidade por meio da educação e profissionalização.

Com investimento de aproximadamente € 320 mil, a expectativa do projeto é criar o primeiro Laboratório de Inovação da Gastromotiva, espaço que será dedicado ao estudo e ao desenvolvimento de receitas que aproveitem totalmente os alimentos.

O Laboratório tem como sede o restaurante escola Refettorio Gastromotiva, localizado no Rio de Janeiro, RJ, onde os alunos em formação irão criar receitas a partir do aproveitamento total de cascas, talos e semente de frutas, legumes e verduras.

Estas receitas passarão por um processo de seleção e, as cinco melhores, irão integrar a nova linha exclusiva de produtos alimentares com a marca Gastromotiva, cuja curadoria no processo de produção dos itens será realizada pelo Grupo Carrefour. Além disso, a companhia contribuirá com suporte técnico para o desenvolvimento de um plano de negócios e gestão da nova linha de produtos.

O apoio e o desenvolvimento do novo projeto com a Gastromotiva está alinhado ao plano de transformação do Grupo Carrefour, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro. Dentre os principais objetivos da nova estratégia global está liderar a chamada “transição alimentar”, por meio da qual a companhia quer permitir que seus clientes consumam alimentos de maior qualidade, segurança e com responsabilidade socioambiental.

A diretora da Fundação Carrefour, Sophie Fourchy, destacou que a qualidade alimentar e a acessibilidade são as principais preocupações da Fundação que apoia projetos como a Gastromotiva, para fazer a transição alimentar uma realidade para todos. “Nós desempenhamos um papel estratégico para assegurar que os mais vulneráveis tenham acesso a uma dieta mais saudável, balanceada e variada”, afirmou.

A expectativa do projeto é de que 18 mil pessoas sejam beneficiadas pela iniciativa, totalizando 54 mil refeições gratuitas, além de evitar que 41 toneladas de alimentos sejam desperdiçadas.

A organização também apoia dois outros restaurantes solidários situados em Paris, na França, e na cidade italiana de Nápoles, que também combatem o desperdício de alimentos por meio da inclusão social, criando restaurantes de apoio e convívio agradável para alimentar os mais vulneráveis.

O chef, empreendedor social e fundador da Gastromotiva, David Hertz, afirmou que esta é uma grande oportunidade para ampliar e qualificar, ainda mais, o impacto por meio da Gastronomia Social, além de trazer receitas mais conscientes e saudáveis, oferecer educação e qualificação profissional a jovens em exclusão socioeconômica. “Ficamos muito gratos e felizes por co-criar com a Fundação Carrefour a transição alimentar que o mundo precisa”, finalizou.

créditos/foto: Divulgação


menu
menu