Carrefour apresenta programa para a produção sustentável de bezerros

Carrefour apresenta programa para a produção sustentável de bezerros

O Grupo Carrefour Brasil e a Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) lançaram, nesta terça-feira, dia 10/07, a parceria para produção sustentável de bezerros no Mato Grosso. Até 2020, serão investidos mais de 3 milhões de euros, cujo maior objetivo é fomentar a produção sustentável de bezerros em mais de 450 propriedades das regiões mato-grossenses do Vale do Juruena e do Vale do Araguaia.

A Fundação Carrefour, instituição internacional responsável pelo investimento social do Grupo Carrefour, vai aportar, junto aos parceiros Acrimat (Associação dos Criadores do Mato Grosso) e Fazenda São Marcelo, 1,9 milhão de euros até 2020, com o objetivo de apoiar pequenos agricultores em uma cadeia de produção mais forte e justa, segundo informa a rede supermercadista, construindo um modelo socioeconômico viável. Integra o programa, também a IDH, com um co-investimento de 1,6 milhão de euros.

Situadas respectivamente no noroeste e leste do estado, as regiões do Vale do Juruena e do Araguaia compreendem 11 municípios relevantes para a produção de bezerros, que abastecem boa parte da cadeia produtiva da carne bovina no país – atualmente ambas as regiões respondem por mais de 40% da produção de bezerros do estado do Mato Grosso, a maior parte por pequenos produtores. Ao todo, as mais de 450 propriedades que devem se beneficiar do projeto socioambiental somam mais de 156 mil hectares.

Os Vales do Juruena e Araguaia, situados em dois dos mais importantes biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, respectivamente, possuem mais de 80% da vegetação nativa preservada. Nesse sentido, a iniciativa tem um papel relevante no aumento da produção ao mesmo tempo em que não só mantém os atuais níveis de conservação, mas busca melhorá-los com mecanismos de restauração e de compensação ambiental. Os parceiros de implementação do programa são a Acrimat, NatCap e Fazenda São Marcelo.

Dentre os mais de 450 produtores, a maioria é de pequenos criadores beneficiados por programas de assentamento dos governos federal e estadual. Apesar de receberem um lote de terra, com de cerca de 400 hectares cada, esses pequenos produtores precisam de suporte na produção, como linhas de financiamento adequadas, assistência técnica para melhoramento genético e do pasto e apoio para legalização fundiária e ambiental. De acordo com informações do Carrefour, produtores situados no bioma Amazônico enfrentam sérias dificuldades para desenvolver uma produção sustentável sob os aspectos financeiro e socioambiental.

“Um dos principais benefícios da iniciativa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ é intensificar a produção das fazendas ao mesmo tempo em que os recursos florestais são preservados, promovendo uma produção sustentável e economicamente viável”, explica o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez.

Propósito em comum

O programa tem como objetivo a entrega de resultados à estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), lançada pelo estado de Mato Grosso na Convenção do Clima, realizada em Paris, em dezembro de 2015. A iniciativa de longo prazo estabeleceu metas para 2030 e é voltada ao aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal no estado, além da conservação da vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais. Além de auxiliar na inclusão socioeconômica da agricultura familiar e também contribuir para as metas brasileiras, declaradas pela ONU sob o Acordo de Paris, que enfatizam a restauração de pastos degradados, a redução do desmatamento e o incentivo à agricultura de baixo carbono.

A parceria Carrefour e IDH também tem como expectativa aumentar a renda dos agricultores por meio de assistência técnica e acesso ao crédito, e garantir a conformidade ambiental em uma abordagem gradual, apoiando o Código Florestal Brasileiro, o conjunto de requisitos legais para proprietários de terra na conservação florestal em suas propriedades privadas.

Por outro lado, a iniciativa está alinhada ao plano de transformação global da rede supermercadista, o ‘Carrefour 2022’, anunciado em janeiro pela companhia. Dentre os principais objetivos da nova estratégia está a liderança da chamada “transição alimentar”, isto é, permitir que seus clientes consumam melhor.

“Esse projeto marca mais uma importante etapa do compromisso global do Grupo Carrefour para que suas cadeias de fornecimento sejam cada vez mais sustentáveis. Aliado a esse propósito, os demais parceiros das iniciativas pública e privada e a Fundação Carrefour possibilitam investir na transformação socioeconômica desses pequenos criadores, que representam o futuro da cadeia produtiva e de abastecimento de carne bovina no país”, enfatiza o CEO do Carrefour Brasil, Noël Prioux (foto).

Impactos socioeconômicos

Na região dos Vales do Juruena e Araguaia, aproximadamente, 91% dos fornecedores podem ser considerados extremamente carentes de tecnologia, com baixos índices de evolução da produção e da rentabilidade. Fatores como baixa capacidade técnica para o manejo de rebanhos e pastagens, pouco acesso à genética de alta produtividade, falta de linhas de crédito compatíveis e falta de conhecimento administrativo podem levar os produtores a um ciclo de perdas, novos desmatamentos e até abandono da atividade.

A iniciativa ‘Produção Sustentável de Bezerros’ visa justamente apoiar esses criadores, mantendo os produtores no campo, como um participante apto para atuar na cadeia pecuária. “O projeto viabiliza a inclusão socioeconômica destes pequenos produtores, proporcionando estrutura completa para seu desenvolvimento sustentável, com conhecimento técnico, acesso a financiamento, remuneração justa e legalidade”, afirma explica Sophie Fourchy, diretora da Fundação Carrefour.


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