Carrefour anuncia plano estratégico

Carrefour anuncia plano estratégico

Com o nome de “Carrefour 2022”, o grupo francês de supermercados acaba de anunciar sua reorganização para os próximos anos. Segundo comunicado, a rede “estabeleceu para si uma ambição universal: permitir que seus clientes consumam melhor, tornando-se o líder mundial da transição alimentar para todos”.

São quatro os pilares que orientam esse novo momento da companhia: implementar uma estrutura organizacional simplificada e aberta; atingir ganhos de produtividade e competitividade; criar um universo omnicanal de referência; e reformulação da oferta a serviço da qualidade dos alimentos.

Várias medidas serão tomadas dentro de cada pilar mencionado, o que significa, entre outros aspectos, reestruturação de determinadas áreas e investimentos em outras. Nas ações, está programado um plano de demissão voluntária na França para 2.400 pessoas. Além disso, está prevista uma redução de custos de 2 bilhões de euros (aproximadamente 8 bilhões de reais) a partir de 2020 em base anual, além de plano de fechamento de 273 lojas ex-Dia.

Para o Brasil, a rede anunciou o foco na aceleração do formato de cash&carry, com 20 novas lojas Atacadão por ano no país. Ainda na América do Sul, está prevista a conversão de 16 hipermercados em Maxi na Argentina.

Sobre a estratégia de omnichannel, o grupo quer se tornar referência nesse universo para se tornar líder em e-commerce alimentar. Para isso, prevê investimento massivo em tecnologias digitais de aproximadamente 2,8 bilhões de euros (cerca de 11 bilhões de reais) até 2022.

“Tenho uma grande ambição para o Carrefour: tornar-se o líder mundial da transição alimentar oferecendo aos nossos clientes, todos os dias e em qualquer lugar, alimentos de qualidade e confiança a um preço justo”, afirmou o CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard. “Para tanto, e para recuperar uma dinâmica de sucesso, devemos reformular o nosso modelo, simplificando a nossa estrutura organizacional e nos abrindo a parcerias, melhorando a nossa eficiência operacional, investindo nos nossos formatos de sucesso, construindo um modelo omnicanal eficiente e desenvolvendo a nossa oferta de produtos frescos e orgânicos, principalmente sob a marca Carrefour”, acrescentou.


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