Cargill coleta 3 milhões de litros de óleo de cozinha

Cargill coleta 3 milhões de litros de óleo de cozinha

A Cargill, processadora de alimentos, por meio do ‘Programa Ação Renove o Meio Ambiente da Cargill’ coletou três milhões de litros de óleo vegetal e os transformou em matéria prima para novos produtos mais sustentáveis, como biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável.

A iniciativa, criada em 2010, oferece uma alternativa para o descarte correto do óleo de cozinha usado e articula parcerias com redes de supermercados, shoppings, empresas, ONGs e prefeituras para implantação de mais de 1000 pontos de coleta de óleo residual em dez estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Bahia e Pará).

“O Programa estimula o correto descarte dos resíduos de óleos e gorduras vegetais através de ações de divulgação e conscientização ambiental. Participar é muito fácil, basta esperar o óleo esfriar e, com a ajuda de um funil, reservar em um recipiente que possa ser fechado, como uma garrafa PET. Depois de cheia, é só levar até um dos pontos de coleta que indicamos em nosso site da marca Liza. Com a ajuda de todos, tornarmos a cadeia produtiva de nossos óleos e gorduras vegetais cada vez mais sustentáveis”, afirmou um integrante da equipe de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil, Fernando Janizello.

Para este ano, a companhia fechou parceria com a rede de fast food Burger King. A rede de restaurantes implantou em 90 unidades o programa exclusivo que rastreia a destinação de cada litro descartado e permite que o restaurante receba um valor pelo resíduo recolhido. Já o KFC, expandiu o programa para os restaurantes de Salvador, na Bahia. As unidades da rede em São Paulo e Minas Gerais já fazem parte do ‘Ação Renove o Meio Ambiente desde 2016’.


menu
menu