Busca de empresas por crédito cai 3,5% em 2018

Busca de empresas por crédito cai 3,5% em 2018

A demanda das empresas por crédito recuou 3,5% em 2018 no comparativo com o ano anterior, sendo esse o quarto ano consecutivo de retração da busca das companhias por crédito, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

A busca empresarial por crédito foi afetada negativamente em 2018 pelas incertezas associadas à paralisação dos caminhoneiros, à interrupção do processo de aprovação de reformas estruturais no Congresso e às eleições presidenciais, segundo apontam os economistas da Serasa Experian. Tais fatores reduziram a confiança empresarial durante vários meses de 2018, o que impactou a busca por crédito relacionada tanto a capital de giro quanto a investimentos.

Na análise das empresas por tamanho, a busca empresarial por crédito caiu 3,6% nas micro e pequenas empresas, enquanto retraiu 0,7% nas médias empresas no ano passado. Por outro lado, nas grandes empresas, houve avanço de 4,2%.

Na avaliação por setor, as empresas de serviços retraíram suas demandas por crédito em 1,6%. Nas empresas industriais houve recuo de 4,5%, e nas empresas comerciais a queda na demanda por crédito no ano passado foi de 5,3%.

Ao verificar as diferentes regiões do país, houve queda de 4% na procura empresarial por crédito no Norte e no Nordeste em 2018. No Sudeste a queda foi ainda maior, de 4,2%. Na direção contrária, as empresas da região Centro-Oeste expandiram suas demandas por crédito em 1,1% durante 2018 e as da região Sul em 0,4%.


menu
menu