Atividade do varejo cresce 2,8% em dezembro

Atividade do varejo cresce 2,8% em dezembro

O comércio varejista registrou crescimento de 2,8% nas consultas para vendas a prazo no ano passado ante 2017, conforme revelou o Indicador de Atividade do Varejo lançado pela Confederação Nacional de Dirigentes (CDNL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Esta é a maior alta para o mês de dezembro desde 2014, quando houve aumento de 2,2%.

O Indicador é construído a partir das consultas de CPFs e serve como um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, incluindo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos.

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Além disso, ele confirma a tendência de retomada do varejo, que segundo dados do Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos ao terceiro trimestre de 2018 mostram avanço de 3,3% no Produto Interno Bruto (PIB) do comércio no acumulado de quatro semestres. Apesar de o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores à crise, os números já não são tão ruins como observado nos piores momentos.

“A melhora dos níveis de confiança, e o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia, ajudaram a impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das vendas, aquelas feitas a prazo, o Indicador sugere avanço das vendas do varejo ao longo do último ano”, analisou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


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