Atividade do comércio avança 1,5% em outubro

Atividade do comércio avança 1,5% em outubro

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 1,5% em outubro registando alta de 7,9% quando comparado com outubro/17, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Com estes resultados, no acumulado deste ano até outubro, a atividade varejista cresceu 6,8% frente ao mesmo período de 2017.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a melhora dos níveis de confiança dos consumidores, proporcionado pelo fim das incertezas relacionadas ao período eleitoral, e a data comemorativa do Dia das Crianças ajudaram a impulsionar a atividade varejista durante o mês de outubro.

O destaque do varejo no último mês foi o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática que cresceu 2,1% no período. O movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças avançou 0,7% em outubro, seguido de perto pela alta de 0,6% do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Também o segmento de material de construção cresceu no mês passado: 0,3%. Por outro lado, dois segmentos varejistas registraram recuos em outubro: combustíveis e lubrificantes (1,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,4%).

No acumulado do ano até outubro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 12,9% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 7,4%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (2,5%); combustíveis e lubrificantes (1,6%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (2,6%) e material de construção (5,4%).


menu
menu