Aplicativos são os preferidos na hora da compra

Aplicativos são os preferidos na hora da compra

Indispensáveis nos dias de hoje, os celulares estão cada vez mais relevantes no dia a dia das pessoas e, de uns tempos para cá, através dos aplicativos, se tornaram a plataforma mais prática de compra.

De acordo com o relatório global “Mobile Payment Journey”, realizado pela Worldplay, 78% dos brasileiros preferem comprar por meio de aplicativos, ao invés dos navegadores para dispositivos móveis. Essa porcentagem está acima da média global (71%).

O estudo foi desenvolvido através de entrevistas realizadas com 16 mil consumidores que adquiriram produtos no Smartphone, nos últimos três meses. Os países envolvidos na pesquisa foram: Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, Coréia do Sul, EUA e Reino Unido. No Brasil, 1.510 pessoas foram ouvidas.

Experiência de compra

Cada vez mais exigentes na hora da compra, os consumidores buscam serviços mais exclusivos e personalizados. O levantamento apontou que 53% dos brasileiros estariam dispostos a pagar um preço maior por um produto, serviço ou viagem se a experiência na plataforma fosse melhor. O resultado mostrou 12 pontos percentuais acima da média global (41%).

O estudo mostrou também que existe um tripé essencial quando se trata de compras através de aplicativos: segurança, simplicidade e velocidade. Essas características são esperadas pelo consumidor que baixa um aplicativo para comprar qualquer item. Por isso, caso o mobile commerce apresente qualquer problema em um desses três pontos, o usuário ficará frustrado e não voltará a utilizar o serviço.

“O brasileiro está gastando mais no comércio eletrônico. Isso é motivo de comemoração dos varejistas, mas ainda há demandas por parte dos consumidores que precisam ser atendidas”, afirmou o general manager da Worldpay para a América Latina, Juan D’Antiochia.

Confiança do consumidor

Ainda segundo o levantamento, mais da metade dos brasileiros (63%) sentem-se confortáveis em fornecer dados biométricos para tornar o pagamento mais rápido e seguro, como impressão digital e reconhecimento facial.

Entretanto, o caminho para alcançar a confiança dos clientes ainda precisa ser trilhado, já que 76% dos entrevistados afirmaram que só fazem download de aplicativos de marcas ou empresas que realmente confiam, número superior aos dados globais (71%).

“O comerciante que entregar a melhor experiência terá muito a ganhar, já que os consumidores estão comprando produtos de maior valor via aplicativos. Com o avanço de novas tecnologias haverá espaço para assistentes virtuais e serviços conectados, o que irá facilitar ainda mais a vida do consumidor. As marcas que oferecerem a melhor experiência de pagamento móvel, de forma rápida e segura, verão menos desistências nas compras, mais downloads dos aplicativos e, consequentemente, um maior volume de vendas dos seus produtos e serviços”, concluiu D’Antiochia.


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