Aplicativos são os preferidos na hora da compra - SuperVarejo
Aplicativos são os preferidos na hora da compra

Aplicativos são os preferidos na hora da compra

Indispensáveis nos dias de hoje, os celulares estão cada vez mais relevantes no dia a dia das pessoas e, de uns tempos para cá, através dos aplicativos, se tornaram a plataforma mais prática de compra.

De acordo com o relatório global “Mobile Payment Journey”, realizado pela Worldplay, 78% dos brasileiros preferem comprar por meio de aplicativos, ao invés dos navegadores para dispositivos móveis. Essa porcentagem está acima da média global (71%).

O estudo foi desenvolvido através de entrevistas realizadas com 16 mil consumidores que adquiriram produtos no Smartphone, nos últimos três meses. Os países envolvidos na pesquisa foram: Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, Coréia do Sul, EUA e Reino Unido. No Brasil, 1.510 pessoas foram ouvidas.

Experiência de compra

Cada vez mais exigentes na hora da compra, os consumidores buscam serviços mais exclusivos e personalizados. O levantamento apontou que 53% dos brasileiros estariam dispostos a pagar um preço maior por um produto, serviço ou viagem se a experiência na plataforma fosse melhor. O resultado mostrou 12 pontos percentuais acima da média global (41%).

O estudo mostrou também que existe um tripé essencial quando se trata de compras através de aplicativos: segurança, simplicidade e velocidade. Essas características são esperadas pelo consumidor que baixa um aplicativo para comprar qualquer item. Por isso, caso o mobile commerce apresente qualquer problema em um desses três pontos, o usuário ficará frustrado e não voltará a utilizar o serviço.

“O brasileiro está gastando mais no comércio eletrônico. Isso é motivo de comemoração dos varejistas, mas ainda há demandas por parte dos consumidores que precisam ser atendidas”, afirmou o general manager da Worldpay para a América Latina, Juan D’Antiochia.

Confiança do consumidor

Ainda segundo o levantamento, mais da metade dos brasileiros (63%) sentem-se confortáveis em fornecer dados biométricos para tornar o pagamento mais rápido e seguro, como impressão digital e reconhecimento facial.

Entretanto, o caminho para alcançar a confiança dos clientes ainda precisa ser trilhado, já que 76% dos entrevistados afirmaram que só fazem download de aplicativos de marcas ou empresas que realmente confiam, número superior aos dados globais (71%).

“O comerciante que entregar a melhor experiência terá muito a ganhar, já que os consumidores estão comprando produtos de maior valor via aplicativos. Com o avanço de novas tecnologias haverá espaço para assistentes virtuais e serviços conectados, o que irá facilitar ainda mais a vida do consumidor. As marcas que oferecerem a melhor experiência de pagamento móvel, de forma rápida e segura, verão menos desistências nas compras, mais downloads dos aplicativos e, consequentemente, um maior volume de vendas dos seus produtos e serviços”, concluiu D’Antiochia.


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