Amostrix inova na abordagem ao consumidor no PDV

Amostrix inova na abordagem ao consumidor no PDV

A Amostrix lançou uma ferramenta inédita de marketing promocional que traz ao mercado nacional a possibilidade de trabalhar com sampling interativo, ou seja, amostra grátis. O projeto piloto foi realizado juntamente com o Sam’s Club entre os meses de julho e agosto, disponibilizando o equipamento em algumas filiais. A projeção é de que o equipamento esteja presente nas 27 lojas da rede.

A ideia básica é a distribuição autônoma de amostras e brindes nos pontos de venda. O cliente, por meio de um cartão da loja ou do número de seu CPF, se identifica no equipamento instalado e recebe o produto na hora. Além de servir como um ponto de contato entre consumidor e marca/produto, a máquina possibilita ao fornecedor difundir vídeos e imagens por meio de seus três monitores.

De acordo com o fundador e CEO da Amostrix, Fernando Ribeiro, a tecnologia e o equipamento são inéditos no Brasil. Trata-se de uma inovação que transforma a experiência dos consumidores a partir de diversas possibilidades de aplicação. “Os resultados das ações refletem diretamente em aumento do awareness, bem como das vendas. Entendemos que esses atributos constituem um diferencial bastante claro para o marketing no varejo. Por conta disso, temos excelentes expectativas com relação à Amostrix, pois público brasileiro é receptivo a novidades. Essa percepção é oriunda dos anos de trabalho que tive no segmento de varejo e na boa aceitação que a proposta vem tendo”, ressaltou.

Segundo ele, nesse período de experimentação, foram entregues mais de 30 mil amostras com as campanhas. Os resultados foram altamente positivos, com aumento de vendas entre 48% e 139% para as marcas envolvidas. A maior campanha foi para a marca Huggies, da Kimberly Clark. Durante uma semana em outubro (ainda em caráter experimental), em sete lojas do clube de compras, foram distribuídas 10 mil amostras de lenço umedecido.

A Amostrix trabalha com dois canais de distribuição: Alimentar, englobando supermercados – nesse caso, ainda exclusivamente no Sam’s Club, com campanhas em andamento; e Especializado, que deve ser iniciado em breve, abrangendo outros segmentos do varejo, como pets, perfumes/beleza, vestuário, materiais de construção, entre outros. De acordo com Ribeiro, a expectativa da empresa para 2019 é atingir mais de um milhão de amostras no parceiro atual e em novos canais especializados que serão abertos.

Entenda como funciona

O ciclo de funcionamento do equipamento interativo de sampling é semanal, ativo em todas as 52 semanas do ano. Além disso, a operação envolve uma logística dinâmica. A indústria entrega à Amostrix os produtos que serão distribuídos gratuitamente. Com isso, a empresa fica responsável pela distribuição das amostras e abastecimento interno das máquinas de sampling nos PDVs onde a ação será realizada. A tecnologia permite variações de um item na mesma ação, por exemplo, com sabores e essências diferentes.

Por ser móvel, o aparelho pode ser instalado em diversos setores dentro das lojas, de acordo com a promoção, assim como mais de um exemplar. Apesar da finalidade principal ser a distribuição de amostras e brindes, o equipamento também possibilita ações que envolvem a impressão de cupons de desconto, e está em desenvolvimento uma funcionalidade ligada ao sistema de “Compre e Ganhe”. Os clientes ainda terão à disposição relatórios analíticos sobre conversão de compra e/ou aumento de vendas.


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