Amazon e Alibaba investem no varejo físico

Amazon e Alibaba investem no varejo físico

Nos últimos anos, a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço e destaque, principalmente no varejo. Porém, apesar do avanço significativo no setor varejista, está muito longe ainda a possibilidade de uma erradicação das lojas físicas.

Por causa disso, as gigantes do varejo mundial estão apostando na transformação digital de suas lojas físicas, até mesmo as redes que têm origem na internet, exemplo da Amazon e Alibaba.

A companhia americana deu o primeiro grande passo na conquista do varejo físico quando adquiriu a Whole Foods, conforme a SuperVarejo publicou no dia 19 de julho de 2017. Neste ano, a gigante virtual do varejo agiu mais uma vez e inaugurou sua primeira loja sem checkouts, a Amazon Go. Para saber mais clique aqui.

Mesmo com os esforços da Amazon para conquistar cada vez mais espaço no varejo físico, a chinesa Alibaba permanece com domínio expressivo no setor. As expansivas iniciativas no varejo físico da companhia oriental contemplam desde lojas de supermercado até cafés.

A empresa aposta pesado na tecnologia de suas lojas físicas. Cafeterias da rede já operam sem checkouts desde o ano passado. As informações são da CBInsights.

A rede de supermercados Hema, que pertence ao grupo chinês, tem mais de vinte e quatro lojas em toda a China. As unidades usam um aplicativo que digitaliza os itens, como se fosse o leitor de um código de barra, e permite que o pagamento seja feito online.

A Alibaba planeja expandir o número de unidades da Hema em todo o país, incluindo 30 novas lojas, apenas na capital Pequim, até o final deste ano.


menu
menu