Altas temperaturas alavancam venda de bebidas

Altas temperaturas alavancam venda de bebidas

Cada ano que passa, o Brasil registra verões mais quentes, mas isso não se limita apenas ao país tropical, visto que isso é uma tendência mundial. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Brest, na França, e pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, o planeta Terra terá, entre 2018 e 2022, anos mais quentes do que a média. De acordo com Florian Sévellec e Sybren Drijfhout, autores da pesquisa, as altas de temperatura podem ficar numa média entre 0,02 °C e 0,07 °C.

Por causa das altas temperaturas, o consumo de bebidas que combinam com esta época do ano também registrou aumento, já que o consumidor procura opções que podem ser ingeridas geladas. O refrigerante é um dos produtos mais procurados nessa época. Segundo levantamento da Euromonitor International  foram consumidos mais de 21,5 milhões de litros em 2017, apenas no Brasil. A projeção para 2023 é que esse número aumente para 23,3 milhões de litros.

A preocupação com a saúde também norteia o consumidor na hora de se refrescar no verão. Com apelo saudável, o consumo de água de coco aponta um crescimento de 20% para este ano, segundo dados da Kantar Worldpanel. Em seguida, se destacam os chás líquidos, com 18%, poupa de sucos naturais, com 12%, e cerveja, com 10%.

Para a Profª Renata Nieto, Conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), atualmente a saudabilidade está muito presente no varejo e no perfil de consumo das pessoas. “A preocupação com saúde faz o consumidor procurar alimentos e bebidas mais benéficos ao corpo. Por isso, água de coco, sucos e chás, por exemplo, têm ganhado mais visibilidade no mercado”, explica.

A executiva do IBEVAR ainda avaliou a comunicação nas lojas e como isso pode contribuir para um resultado positivo nas vendas. “Alguns produtos chamam mais atenção pela embalagem, estilo ou sabor diferenciado. Muitos supermercadistas adotam estratégias específicas com esses produtos, seja promoções, destaque nas prateleiras, degustação, para alavancar as vendas em determinadas épocas”, disse Renata.

Sendo assim, algumas dicas de como o supermercadista pode trabalhar a sessão de bebidas que melhor se destacam em altas temperaturas são muito importantes. Começando pela linha de produtos variados, visto que é de extrema importância entender qual é a necessidade do público, para só assim conseguir trabalhar um mix apropriado, que satisfaça à necessidade dos clientes.

Organizar os produtos de forma a contar uma história ao consumidor pode ser uma forma de alavancar as vendas das bebidas. É importante também ter diferenciados formatos de espaços – vale investir em gôndolas inteligentes, espaciais, circulares entre outras. Não deixar de negociar muito bem a categoria porque existem preços diferenciados e também apresentar todas as possibilidades do setor aos consumidores.


menu
menu