Ação promocional eleva faturamento em 7% nos supermercados paulistas

Ação promocional eleva faturamento em 7% nos supermercados paulistas

Os supermercados paulistas aumentaram em 7% o faturamento na Black Friday em 2017 quando comparado ao ano passado. A Célula de Inteligência da GS, empresa que desenvolve tecnologias e metodologias para entender o shopper e o consumo, analisou quase 400 mil compras realizadas em 77 lojas entre supermercados, atacados e atacarejos de vários municípios do Estado de São Paulo um dia após o evento.

O estudo registrou crescimento de 10% no ticket médio em relação a Black Friday no passado, embora tenha sido registrada uma baixa de 2% no volume de compras.

“Nessas ocasiões é possível avaliar a eficiência da gestão de estoque. A elevação do ticket médio, apesar da redução da quantidade de vendas, é resultado de uma estratégia inteligente do varejo. Os supermercados promocionam os produtos estocados com maior margem de lucro e, consequentemente, aumentam o faturamento. A Black Friday é o momento adequado para desovar itens com essa prática”, avalia o diretor de inteligência, Fernando Gibotti.

Outra questão é o cenário econômico, ainda em processo de recuperação, que deixou o consumidor mais cauteloso referente aos gastos e compras como um todo.

“O consumidor está atento e relacionando muitas variáveis para fazer suas compras; está considerando itens de necessidade, momento de consumir, preço atrativo e local adequado para adquiri-los. A soma disso tudo tem de caber no bolso do consumidor. A Black Friday é um momento que pode proporcionar isso”, afirma Gibotti.


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