A gestão de energia e a geração distribuída no Brasil

A gestão de energia e a geração distribuída no Brasil

O setor energético brasileiro tem passado por diversas mudanças. Muitas delas fundamentais dada às dimensões territoriais do Brasil, outras delas necessárias para manter a segurança do suprimento de energia, já que os regimes de chuvas têm sido cada vez mais imprevisíveis, atrelado aos compromissos firmados em acordos internacionais para aumentar a participação de energia renovável na matriz elétrica brasileira.

Diante deste contexto, novas opções de suprimento e economia de energia despontam no mercado, como a geração distribuída, principalmente a solar. Com isso, a gestão da energia para as empresas fica mais complexa uma vez que as opções crescem e identificar as vantagens de cada uma delas requer alto conhecimento e capacitação constantes.

Para o varejista, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é preciso assegurar o uso eficiente e responsável dos recursos naturais, o que deve ser combinado com sistemas cada vez mais inteligentes que possam suprir as demandas por energia, sem aumentar os custos com o insumo.

A Gestão de Energia

A Gestão de Energia é um serviço de extrema relevância às empresas, uma vez que a partir dele é possível identificar as principais oportunidades de otimização do uso da energia, bem como a solução mais adequada para trazer competitividade aos diferentes negócios.

Para a CPFL Soluções, marca que surgiu com a união da CPFL Brasil, Eficiência e Serviços, a Gestão de Energia adequada colabora para o sucesso das empresas. Ao contratar os serviços da companhia, é possível contar com diferentes recursos. São eles:

– Consultoria: suporte para identificar se há necessidade de adequações nas instalações e receber orientações jurídicas, fiscais ou regulatórias;

– Relatórios: a empresa gerencia todas as informações relevantes para acompanhar a economia e desempenho energético da empresa, o que contribui para a tomada de decisões futuras;

– Representação na CCEE: as empresas que fazem parte do mercado livre de energia fazem parte da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, à qual a CPFL Soluções integra, que é responsável pelas operações financeiras e contratuais do mercado de energia, gerenciando volumes e prazos negociados nos contratos.

Isso tudo ajuda tanto a dar uma melhor visibilidade na forma de consumo da energia, quanto no acompanhamento do desempenho, com regularidade, contribuindo para que o cliente possa investir seu tempo no seu negócio.

A Geração Distribuída

Atualmente, as empresas podem, no Brasil, gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada – inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Esse é o conceito da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.

O processo da geração ocorre por meio da produção de energia pela própria empresa. A partir daí, é gerado crédito do que é produzido. O que não é utilizado fica de saldo em uma espécie de conta corrente, considerando que esse crédito tem validade de cinco anos.

A Geração Solar tem crescido cada vez mais rápido no Brasil e, hoje, tornou-se uma possibilidade economicamente viável para pequenos e médios negócios, a exemplo do setor supermercadista, de produzir a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Para obter tal recurso é preciso adquirir um sistema de geração solar, composto, principalmente, pelos painéis solares e pelo inversor. São esses equipamentos que transformam o sol na energia que será utilizada%3


menu
menu