22º Backstage do Varejo discute a sustentabilidade nas empresas

Nesta terça-feira, 11/07, foi realizada a 22ª edição do Backstage do Varejo, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv), que aconteceu no Espaço Apas, na zona oeste de São Paulo. O evento reuniu varejistas e fornecedores para debater temas de forma a repensar, impulsionar e atualizar as práticas no setor.

Mediado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), Thiago Santana, foi realizado um painel para tratar de assuntos relacionados à aplicação da sustentabilidade nas companhias. Nessa discussão, estiveram presentes o gerente de arquitetura do GPA, David Albert; o diretor de projetos da Leroy Merlin, Pedro Sarro; e o representante do Greening Inovação e Sustentabilidade, Chicko Sousa.

Albert comentou sobre as conversões de lojas Extra Hiper para Assaí, e que uma das formas que o GPA encontrou para praticar a sustentabilidade foi por meio da reutilização de equipamentos, como gôndolas e checkouts. Ele também comentou sobre os desafios da arquitetura das lojas. “Um deles é inovar sem gerar uma oneração no custo do investimento e também trazer a experiência para o cliente de forma diferenciada”, disse.

Sarro contou que uma das formas que a Leroy Merlin encontrou para praticar a sustentabilidade foi com a economia de água e energia elétrica, sendo que em suas lojas com certificação ambiental houve economia média de energia elétrica de 25%, enquanto outras tiveram 29%. Em relação a gastos com água, suas unidades tiveram 45% de economia.

O executivo explicou ainda que a sustentabilidade inclui a conscientização dos colaboradores da empresa. O porta-voz da Leroy Merlin enfatizou ainda o processo de entendimento deve ser de dentro para fora, por meio das mudanças pessoais e profissionais dos funcionários, mostrando assim aos presentes que, além da parte técnica, é de fundamental importância que a equipe esteja alinhada ao tema.


menu
menu